Recife (81) 3194-2000 / Salvador (71) 3015-1202 / Suporte (81) 3194-2020 | Horário comercial (81) 3194-2029 | Plantão

Blog

Análise de vulnerabilidades X Gestão de vulnerabilidades: mantenha sua empresa protegida 

 Análise de vulnerabilidades X Gestão de vulnerabilidades: mantenha sua empresa protegida 

Você tem visibilidade das vulnerabilidades que sua rede possui?  

A preocupação com a segurança digital cresce a cada dia, mas, nem sempre sabemos o quanto nosso negócio está realmente protegido. 

Ataques no ambiente corporativo são frequentes e, muitos deles, podem ser evitados com Análise de Vulnerabilidades e Gestão de Vulnerabilidades eficientes.  

A principal forma de manter as informações da sua empresa em segurança é a prevenção. Isso significa que agir com rapidez pode evitar que riscos iminentes se tornem grandes problemas. 

O que são vulnerabilidades?  

A Vulnerabilidade pode ser explicada como uma fraqueza que possa ser explorada por hackers para cometer ataques. Em outras palavras: uma brecha que abre portas para a entrada de pessoas mal intencionadas. Como as formas de ataques mudam constantemente, as vulnerabilidades, com o tempo, também podem mudar. 

As vulnerabilidades estão em toda parte: ativos de rede, servidores, sistemas operacionais e até mesmo na nuvem. E podem aparecer devido a falta de atualização de softwares, utilização inadequada de rede, brechas nas configurações, dentre outros. São inúmeros os tipos de ameaças, sejam internas ou externas, e nenhuma empresa está imune a elas.     

Diante disso, surge a necessidade de medidas para identificar riscos que possam comprometer a Segurança da Informação , não apenas a curto prazo, mas também de forma efetiva e duradoura. 

Análise de Vulnerabilidades e Gestão de Vulnerabilidades: entenda a diferença   

Análise de Vulnerabilidades e Gestão de Vulnerabilidades são dois conceitos distintos, mas, muitas vezes, geram confusão. Para acabar de vez com essas dúvidas, vamos à explicação de cada um: 

  • Análise de Vulnerabilidades: funciona como uma espécie de auditoria. É um processo que tem como principal objetivo identificar e classificar as vulnerabilidades de segurança que podem comprometer a infraestrutura de TI e expor os dados da empresa.  

Esse processo, porém, é pontual. Com isso, a empresa corrige as brechas detectadas, mas, em pouco tempo, novas vulnerabilidades surgem e essa análise já não será suficiente para mantê-la protegida a longo prazo. 

  • Gestão de Vulnerabilidades: diferente da Análise de Vulnerabilidades, o processo de identificar, analisar, monitorar, classificar e corrigir as vulnerabilidades é realizado de forma contínua.   

São feitas varreduras frequentes no ambiente organizacional a fim de descobrir brechas que podem resultar em ataques. Assim, é possível se antecipar aos riscos e atuar de forma preventiva.  

As etapas devem ser bem definidas e respeitar um intervalo regular. Para isso é preciso: 

  • Definir os ativos a serem analisados;  
  • Realizar varreduras com objetivo de coletar informações importantes para análise e descoberta de brechas; 
  • Validar os insights coletados para encontrar possíveis divergências; 
  • Identificar as vulnerabilidades com maior grau de risco e, que precisam ser priorizadas. 

Por fim, é feito um relatório com a conclusão dessa análise, contendo uma apresentação com as informações coletadas, além de um plano de ação com recomendações para as correções das vulnerabilidades encontradas. Tudo isso visa fortalecer o ambiente de TI e aumentar sua segurança.  

Varreduras frequentes colaboram para uma ação rápida de correção de vulnerabilidades, visto que o tempo médio para corrigir uma brecha associada à internet, é de aproximadamente 60 dias, já em vulnerabilidades com maior grau de risco, o tempo é ainda maior, cerca de 84 dias, de acordo com o relatório da Edgescan.  

Qual o melhor caminho para sua empresa? 

A Gestão de Vulnerabilidades é determinante para minimizar as chances de um agente malicioso ter acesso aos dados do seu negócio. No entanto, só será efetivo  caso a equipe esteja empenhada nessa atividade.  

Com o aumento das tarefas e ameaças a serem combatidas, os profissionais de TI da sua empresa ficam focados em outras atividades e podem não ter visibilidade sobre os riscos iminentes e, com isso, não realizar de forma adequada essa gestão.   

Dispor de suporte de um parceiro especializado para colocar em prática esse processo garante maior efetividade. Então, venha conhecer o serviço de gestão de ameaças da QOS. Temos um portfólio completo para proteger todas as camadas da informação da sua organização. 

O que sua empresa ganha? 

  • Maior controle de segurança;  
  • Economia de tempo e dinheiro;  
  • Redução das chances de incidentes de segurança;  
  • Melhoria contínua do sistema de segurança. 

QOS Concierge é a proteção para todas as camadas da informação. Solução que vai transformar sua infraestrutura de TI. É  Solicite já ajuda de um consultor.  

Compartilhe:

Posts Relacionados

Social Media

Mais Populares

Fique atualizado

Assine Nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.